Cartaz 2023: rabirruivo-de-testa-branca

Cartaz 2023: rabirruivo-de-testa-branca

29 Agosto de 2023

E a ave do cartaz deste ano é… o rabirruivo-de-testa-branca! Procure-o nos arbustos e árvores, onde se empoleira muito direito e agita a cauda ruiva. No outono, aos rabirruivos-de-testa-branca que nidificam no nosso país juntam-se os que vêm do norte - todos rumam a África para passar o inverno, e para muitos o caminho passa por Sagres.

Se procurar fotos de rabirruivo-de-testa-branca, encontrará muitas com a característica cabeça escura a contrastar com a testa branca que dá o nome a esta espécie de rabirruivo. Então porque escolhemos uma foto diferente para o cartaz? E porquê as diferenças?

As fotos com a cabeça escura são de machos adultos, enquanto a do cartaz do Festival é um macho jovem - e escolhemo-la precisamente porque em Sagres no outono é muito mais provável ver um macho jovem do que um adulto. Isto porque à medida que ganham experiência, estas aves aprendem que o caminho mais curto é por Gibraltar… em Sagres passam sobretudo os jovens que ainda não conhecem a melhor rota!

É o mesmo que rabirruivo-comum?

Não, o rabirruivo ou rabirruivo-comum é outra espécie. A confusão surge por vezes devido aos nomes em inglês: em inglês, o rabirruivo-de-testa-branca chama-se Common Redstart (“rabirruivo-comum”) ou simplesmente Redstart (“rabirruivo”), enquanto a espécie que nós chamamos rabirruivo ou rabirruivo-comum se chama Black Redstart (“rabirruivo-preto”).

Esta aparente discrepância surge porque na maior parte do nosso país, e ao contrário do que acontece no Reino Unido, o rabirruivo-comum pode ser observado durante todo o ano, enquanto o rabirruivo-de-testa-branca nos visita apenas na primavera/verão, ou ocorre de passagem na migração outonal. Além disso, como passa a maior parte do tempo em árvores e arbustos, o rabirruivo-de-testa-branca é mais difícil de observar do que o rabirruivo(-comum), que se adaptou à presença humana e é visto com frequência nas cidades.

 

Fotos: rabirruivo-de-testa-brana, macho juvenil - Diogo Oliveira; macho adulto - Ben Andrew (rspb-images.com)