Sociedade Filarmónica Lacobrigense

Sociedade Filarmónica Lacobrigense

Sociedade Filarmónica Lacobrigense

Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio.
Instituição de Utilidade Pública.

A Sociedade Filarmónica Lacobrigense foi fundada em 1 de Maio de 1931 por um pequeno grupo de entusiastas da música, incluindo Manuel António Gonçalves Portelada, Regente que fez o primeiro serviço à frente da Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, onde predominavam os instrumentos de sopro.

        Ao longo da sua história, homens de boa vontade dedicados ao associativismo e à arte dos sons lutaram para que a Filarmónica e a sua Banda pudessem ultrapassar as muitas dificuldades, colocando ao dispor da população o ensino da música. Assim, ao longo dos seus 91 anos de atividade, honra-se, a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, de ter sido berço de nomes e figuras que, quer no meio civil quer no meio militar, muito contribuíram e contribuem para a expansão musical do nosso país. Manter em atividade uma Escola de Música tem sido o objetivo das várias Direções uma vez que é esta que “alimenta” a Banda, permitindo-lhe atuar com dignidade em diversos eventos, no Concelho, na Região e pelo País.

         Atualmente a Banda é composta por 40 músicos com idades compreendidas entre os 13 e os 85 anos, 80% dos quais são jovens. A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio foi reconhecida pelo Governo como Colectividade de Utilidade Pública em 17 de Setembro de 1988, agraciada com a Medalha de Mérito Municipal "Grau Prata" em 1991 pela Câmara Municipal de Lagos e com a medalha de Mérito Associativo em Maio de 2006 pela Confederação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto, como reconhecimento pelo seu interesse sociocultural.

No dia 1 de janeiro de 2020 o Maestro Jorge Macedo assumiu as funções de Diretor Artístico/Maestro, professor e responsável pela escola de música da Sociedade.

Atividades

Newsletter