Vulture Conservation Foundation

Vulture Conservation Foundation

Vulture Conservation Foundation

A Vulture Conservation Foundation é uma ONG internacional comprometida com a conservação das espécies de abutres europeus: quebra-ossos (Gypaetus barbatus), grifos (Gyps fulvus), abutres-negros (Aegypius monachus) e britangos (Neophron percnopterus). A VCF possui uma vasta experiência na criação, reintrodução e proteção de abutres em seu habitat natural.

Todas as espécies de abutres europeus têm um status altamente vulnerável e seus intervalos de distribuição foram severamente restringidos no século passado. Ameaças como envenenamento ilegal, falta de disponibilidade de alimentos e colisões em parques eólicos e linhas de alta tensão estão colocando em risco a recuperação incipiente de algumas populações. O isolamento de muitas das populações reprodutoras e a baixa taxa de produtividade das espécies dificultam a sobrevivência dessas espécies a longo prazo.

Os abutres exigem grandes áreas naturais de habitat de boa qualidade, cada vez mais difícil de encontrar no continente europeu humanizado. Devido ao seu papel único no ecossistema, os abutres são "espécies-chave" nas paisagens montanhosas da Europa. Eles cortam o vetor da transmissão de doenças infecciosas, atuam como recicladores de carcaças naturais e são de grande valor socioeconômico para as comunidades locais. Proteger abutres significa, portanto, proteção de todo o ecossistema europeu das montanhas